quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Um pouco mais de paciência.

Boa noite amigos do HF, hoje quebrando o protocolo, acabo de assistir um filme chamado "Dangerous Minds" ou traduzindo "mentes perigosas" apesar de ser um pouco antigo (1995), acredito que seja um bom filme para professores e alunos.

Filmes sobre educação sempre mostram uma visão otimista para as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem e transmissão de conhecimento.

 Mas estamos no seculo XXI e creio que é preciso pensar nos conflitos encontrados dentro das escolas entre alunos e professores. Um debate sobre o assunto nos levaria a problemas familiares, políticos, sociais e econômicos, mas o que chama a atenção nesse filme é algo que acredito que muitos professores ainda incentivados acabam  vivenciando e questionando-se por qual motivo muitas vezes é difícil conquistar os alunos? O que é preciso para que conflitos sejam menos frequentes? Até que ponto é saudável os conflitos de ensino/aprendizagem? Até que ponto os conteúdos escolares e vestibulares condizem com a realidade social da maioria da população? Quanto a escola é atraente a alunos, profissionais da educação e pais? Como diretores, coordenadores, professores veem o ensino? E os alunos e pais? Até que ponto o atual sistema de ensino está sendo solução ou problema? E porque?

Mas esse filme me fez pensar que tanto professores e alunos precisam ter um pouco mais de paciência  tolerância e respeito uns com os outros. Talvez até esquecer um pouco as coisas e conseguir melhores escolas com melhores seres humanos.

Sem mais delongas amigos do HF o filme com ótimo enredo e trilha sonora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário