quinta-feira, 21 de março de 2013

Características da Pré-História: Genealogia do homem #3

Para começar o entendimento do que iremos conhecer hoje é preciso ter em mente o que é genealogia.
GENEALOGIA = Estudo que tem por finalidade estabelecer a origem de um individuo, de um grupo ou família.

Assim hoje veremos a genealogia do homem da pré-história até o nosso tempo.




1. Australopitecos.
Os Australopitecos (austral = do sul; piteco = macaco) teriam existido entre 5 e 2,5 milhões de anos atrás, na África Oriental. Provavelmente caminhavam sobre duas pernas, tinham características faciais e de esqueleto que os aproximam dos chimpanzés, dos gorilas e do homem. Ficavam em pé sem se apoiar. Possuíam crânio menor que o do homem moderno e maior que dos macacos. Altura aproximada de 1,5 metros e usava ferramentas de seixos lascados.

2. O gênero Homo (homem).
O gênero Homo possui uma caixa craniana grande, postura e modo de andar bípedes, dedo polegar oposto aos demais, mão adaptáveis com força  precisão mais seguras para segurar objetos. Os de sexo masculino são maiores que o sexo feminino, origem provável da África.
Mudanças no meio ambiente podem ter estimulado a evolução do homo, favorecendo a caça e coleta de alimentos de forma cooperativa, bem como a partilha de alimentos entre seus semelhantes que viviam em grupos. A fabricação e uso de instrumentos supunham uma desenvolvida coordenação motora das mãos e olhos, formas de comunicação, entre os homos destacam-se três.

2.1 Homo Habilis.
O Homo Habilis (homem hábil) era conhecido, anteriormente, como Pitecantropo (piteco = macaco; antropo = homem). Possuía um crânio com calota achatada, provavelmente possuía fala, suas mandíbulas eram proeminentes e dentes em curva regular. Possuía braços longos e altura entre  1,2 e 1,5 metros, com peso aproximado de 50 kg.
Teria vivido vivido na África Oriental e possivelmente em outras regiões.
Recebeu o nome de Homo Habilis porque teria sido capaz de produzir instrumentos de pedra, possivelmente era coletor e caçador.

2.2 Homo Erectus.
Homo Erectus (homem ereto) possuía corpo e cérebro maiores que seu provável ancestral, o Homo Habilis, Tinha maior semelhança com o homem moderno, mas possuía cérebro menor, sua altura era entre ,5 e 1,8 metros e pesava 70 kg.
A partir da África teria migrado para Europa e Ásia, usava o fogo, machados de pedra, construía choupanas para abrigar-se e partilhava coletivamente os alimentos que obtinha, era capaz de explorar mais recursos do meio ambiente de maneira mais eficiente.

2.3 Homo Sapiens.
Entre 200 a 100 mil anos apareceu o Homo Sapiens,suas características físicas marcantes o distinguem dos seus antepassados imediatos. A face torna-se achatada, sem focinho, as arcadas superciliares desaparecem e o crânio levanta-se bem acima das órbitas oculares para acomodar um cérebro maior.
Ele desenvolve a fala, seu andar ereto liberou as mãos para produzir utensílios e aumentou a capacidade de sobrevivência da espécie. Distinguem-se em duas especies: o Homo sapiens Neanderthalensis e o Homo Sapiens Sapiens.


2.3.1 Homo Sapiens Sapiens.
Caminhava ereto sobre os membros inferiores, não possuía o corpo coberto por pelos, os membros superiores liberados para ajudar na locomoção, possuíam alto grau de habilidade manipulativa, e o uso do cérebro não tem paralelo em qualquer outra escala anterior e media em média 1,77 metros, possuíam agora implementos de pedra, esculturas e pinturas.
o Homo Sapiens Sapiens também é conhecido como homem  de Cro-Magnon, que recebeu esse nome por ter sido descoberto na região de Cro-Magnon no sudoeste da França.
_______________________________
*Fonte da imagens:
Imagem1 Imagem2 Imagem3 Imagem4
_______________________________

Amigos do HF terminamos aqui nosso conteúdo sobre pré-história, caso o tema tenha despertado curiosidade recomendo 3 filmes sobre o assunto:
- A Guerra do Fogo.
- 10.000 a.C.
- O Elo Perdido.

Mais uma vez, desfrutem do conteúdo e lembrem sempre que esse não é o limite, faça você mesmo uma pesquisa e descubra mais informações.
Critica e sugestões: historiafacilblog@ig.com.br
_______________________________

Um comentário:

  1. head titanium ti s6.3 | Titanium Art - Tianium Art - Tianium Art
    head tube supplier titanium ti s6.3. sia titanium The titanium magnetic world's leading premium material, it titanium 3d printer is known as the world's first trekz titanium headphones Titanium Art.

    ResponderExcluir